quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DO GOLEIRO

Goleiro Braulino
Hoje é o Dia do Goleiro. Portanto, momento para recordar e desta maneira homenagear alguns nomes que vestiram a camisa do Blumenau Esporte Clube.

Começamos citando alguns goleiros do Brasil e Palmeiras, antigos nomes do BEC. O primeiro deles foi Ernani, que no dia 21 de setembro de 1919 atuou na partida de estréia do clube. Vitória de 4 a 2 sobre o Tamandaré, time do Colégio Santo Antônio (carinhosamente chamado de Colégio dos Franciscanos).

Outros nomes vestiram a camisa alviverde, tais como Orlando Neves, Mahr, Arnaldo, Miguel, Juca, Adalberto, Jorge (será que foi daí que surgiu o nome do autor do blog?), Wandeir, Tico, Valdir Appel e muitos outros até chegar a Era BEC.

O primeiro goleiro do Blumenau foi Nílson, que vestiu a número um no dia 31 de agosto de 1980. Ele alternou a titularidade até o final da temporada com o Alexandre Borini, ex-Grêmio-RS. O jovem Arruda atuou apenas contra o Joinville, no Ernestão, depois que Borini foi expulso.

Depois deles, o Blumenau teve Juramir, Álvaro, Jurandir, Juarez, Galina, Carlos Alberto, Francis, Evelton, Walter, Leandro, Braulino, Leonetti, Sadi, Alexandre Junior, Paulinho, Alberti, Marcelo, Dagoberto, Nivaldo. São muitos, alguns não foram citados aqui, os goleiros que defenderam as cores tricolores.

Um caso curioso ocorreu em 1986. O goleiro Ludovico (Francisco Ludwig) foi assunto em jornais, emissoras de rádios e TVs. Ele solicitou que fosse chamado de outra maneira. "Ludovico não é nome de goleiro", declarou aos jornalistas e radialistas. "Agora podem me chamar de Francis", afirmou. Deu certo! Ele entrou para a história do clube como o goleiro Francis.

Parabéns a todos os goleiros, especialmente todos os que vestirama a camisa do BEC!

Foto: Súmulas Tchê e blog Memória Avaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário